O Coração do Desafio

O coração do Desafio Nacional

Sabe aquele momento em que tudo está calmo, de repente um brisa se transforma em ventania e tudo muda?
Assim foi o final da tarde de terça-feira quando Enderson Rafael, como todos já sabem, conversava com algumas blogueiras sobre a desvalorização dos autores nacionais, enquanto eu observava em silêncio, até que ele escreveu:

“Galera, o mercado editorial do Brasil é pequeno e imaturo, mas o que realmente torna ele intragável é a quantidade de títulos de fora. E isso só existe porque nós, leitores, compramos muito mais o que é de fora do que o que é feito aqui. Tem lugar pra todos. O que vem de fora e é bom, tem sim que ser valorizado, não queremos uma ilha cultural. Mas o que é feito aqui tem que ser valorizado também! Nossa ideia é trazer essa bandeira da valorização dos autores nacionais junto, e conto com vocês. Vamos colocar na mídia de massa isso. Vcs são os formadores de opinião desse público, são a nata, os que mais lêem. Eu e os outros autores queremos colocá-los em evidência. Vamos fazer posts sobre o assunto, resenhar mais livros nacionais, vamos dar uma sacudida de deixar as grandes editoras de cabelo em pé.”

Esses são alguns tweets que reproduzi e foi o suficiente para que eu me envolvesse completamente no projeto. Esse tipo de divergência sempre me atraiu, talvez eu tenha um quê de revolucionária, mas nada preocupante. rs A possibilidade de mudar o mundo sempre me encantou e sempre trabalhei para isso, sendo chamada a vida toda de sonhadora e idealista. Ainda assim, prefiro acreditar. Felizmente não fui a única tocada por essas palavras e logo um número grande de blogs estava interessado em participar. Criamos nome, banner, postagens e tudo foi se propagando rapidamente.

Essa postagem vem com a finalidade de centralizar um pouco a projeto, afinal nada funciona sem ordem e progresso (falaremos disso em seguida). Em primeiro lugar, peço um pouco de paciência. Por enquanto somos apenas a Andy e eu cuidando do twitter e do blog. Todos os emails têm sido lidos e respondidos da mesma forma que os tweets. Confesso, muito feliz, que não imaginava que tantas pessoas adeririam tão rapidamente ao Desafio Nacional e precisamos de tempo para organizarmos.

A ideia geral nessa primeira fase, como dissemos anteriormente, é divulgar os autores nacionais que publicaram seus livros ou estão em via de publicá-los, para isso não basta criarem a postagem sobre o projeto. É claro que é o primeiro passo e é ótimo, ajuda-nos demais, mas precisamos de mais resenhas, entrevistas, promoções e qualquer fato ligado aos autores. Essas postagens serão linkadas aqui em páginas específicas de cada autor. Sendo assim, se seu blog ainda não posta nada sobre nossos autores peço que tentem fazê-lo e garanto que a experiência será maravilhosa.

Há muito a ser feito, como organizar as páginas no blog, ler as postagens enviadas a nós, separar tudo para cada autor e ir “linkando” aos poucos. E se seu blog não tem nada a ver com livros ou resenhas e mesmo assim você quer divulgar o projeto, agradecemos de coração e avisamos que criaremos um campo em que colocaremos seus links como divulgadores também. É só questão de um pouco de paciência. Ninguém será deixado de lado. Todos são extremamente importantes nessa jornada. Estarei sempre disposta a ouvi-los e conversar, da mesma forma que sei que a Andy estará.

Quanto ao progresso, penso que estamos no caminho certo. Todos nos unindo por um bem maior que nos dará um prazer imenso. Tenho tanta fé nesse projeto que ele tem tomado grande parte da minha vida nos poucos dias em que surgiu. Não quero ver quem é muito bom e nosso deixado de lado. Quero apenas o que os nossos autores merecem: o mesmo espaço que os autores estrangeiros.

Todos preparados para bastante barulho?
Estejam certos de que teremos um longo caminho pela frente, mas juntos atingiremos nosso objetivo.
Por enquanto é um sonho lindo que com muita dedicação e empenho de todos se transformará em realidade.
Unidos pelo direito do Brasil conhecer seus escritores!


Bianca Briones

8 comentários:

Mariana Paixão disse...

Ai, que projeto maravilhoso!
Eu até agora só fiz o post do projeto - e nele uma lista com várias indicações!
Mas pretendo próxima semana trazer resenhas e entrevistas! Estou super empolgada com esse projeto, e estou buscando todas as informações e parcerias possíveis! :D

Que bom que várias pessoas já estão participando, vamos continuar assim, gente!

Lex disse...

Muito legal, Bi...

Desde o começo te disse que a idéia era ótima... Agora é só divulgar, e contar com o apoio dos escritores que já tem algum nome, pois eles também serão beneficiados...

Só vamos torcer para que o ego não fale mais alto, como acontece muitas vezes, e que eles não achem que estão querendo usá-los como auto-promoção. Espero que alguns consigam descer de seus pedestais e eles ler e compreender o que está sendo proposto por aqui.

Vocês sabem que tem todo meu apoio, e sempre que tiver alguma postagem sobre algo daqui no meu blog, encaminho a vocês...

Mas logo referenciarei esse blog aqui por lá!

Boa sorte!

Fernanda França disse...

Estou muito contente por fazer parte dessa jornada. E me coloco à disposição para qualquer ajuda que precisarem. Vamos começar a falar uns dos outros, a entrevistarmos os autores nacionais, resenharmos e divulgarmos! Um grande beijo, Fernanda França. www.fernandafranca.com.br

Enderson Rafael disse...

Bianca, faço minhas as suas palavras! Vc e a Andy estão dando um show com o blog e o twitter. O Desafio Nacional entra nessa primeira fase em grande estilo, e a ideia de vcs da dinâmica do blog foi perfeita, vai gerar tráfego de volta aos blogs, pra nós autores, e claro, centralizar o Desafio Nacional. Melhor ainda, estou trabalhando nos bastidores para levar o Desafio ainda mais longe, e se tudo der certo, vamos ver todos esses títulos nacionais na boca do povo, na mão dos leitores do metrô, do avião, e por consequência, nas prateleira das livrarias! Com isso, mais autores nacionais conseguirão ser publicados, e quem sabe um dia, ao invés de apenas importarmos cultura, passemos a exportar bem mais - afinal, já temos muitos autores nossos publicados lá fora, mas com certeza temos muito mais cultura para exportar! Beijo enorme, Bianca e Andy!

Maíra F. disse...

Ai, tá lindo ver isso tudo, rs! Assim como a Fernanda, me coloco à disposição para qualquer ajuda que precisarem. O projeto é lindo e usar meu tempo nele seria um prazer. Em breve vou fazer uma postagem no meu blog falando sobre... O banner já está lá de qualquer forma.
Beijos!

nasuaestantee disse...

Ai, maravilhoso! Estou adorando este projeto, realmente, para tantos autores bons não custa nada dar uma ajudinha! Pretendo trazer o mais rápido possível resenhas e coisas assim! Parabéns aos criadores do projeto!
Beijoss

Cíntia Mara disse...

Ótimo texto, Bianca!
Imagino como deva ser complicado responder tantos e-mails e tweets. Parece que tem bastante gente apoiando e acho que vamos conseguir uma boa mobilização.

Bjos

Edson Gomes disse...

A ideia é ótima. Então vamos divulgar em massa. Todos aqui devem ter Orkut. Lá há um lugar onde se pode promover de graça. Se cada um de nós criar o anúncio do Desafio Nacional Literário, isso se espalhará por todos os nossos amigos como uma grande corrente. Pois lá amigos podem divulgar para outros amigos e assim sucessivamente.
Fora os blogs particulares de cada um é claro!
Meu pensamento é este, um sobe e puxa os outros. Eu acredito nisto.